Obras de Misericórdia.

A misericórdia faz parte da própria essência divina. Foi pela misericórdia que o Pai nos criou, nos perdoou e nos deu o caminho para a remissão. Foi pela misericórdia que Jesus deu a Si mesmo por nós. E é nas obras de Cristo que devemos nos espelhar para bem proceder como cristãos, socorrendo nosso próximo em suas necessidades corporais e espirituais.

Todo cristão, do mais abastado ao mais carente, deve ser um reflexo da misericórdia de Deus. Ainda que lhe faltem meios materiais para ajudar o próximo, nunca lhe deverá faltar o ânimo para imitar a Cristo. É Jesus quem, pessoalmente, diz a Santa Faustina, ao ordenar que ela escrevesse seu diário:

Escreve-o para muitas almas que às vezes preocupam por não possuírem bens materiais, para com elas praticar a misericórdia. No entanto, tem um mérito muito maior a Misericórdia do espirito, para a qual não é preciso ter autorização nem armazém e que é acessível a todos. Se a alma não praticar a Misericórdia de um ou do outro modo, não alcançará a Minha no dia do Juízo. Oh! se as almas soubessem armazenar os tesouros eternos, não seriam julgadas, antecipando meu julgamento com obras de misericórdia. (D. 1317)



Obras de Misericórdia Corporais:
1 - Alimentar os famintos;
2 - Dar de beber a quem tem sede;
3 - Vestir os nus;
4 - Visitar os doentes;
5 - Visitar os presos;
6 - Acolher os peregrinos;
7 - Enterrar os mortos;


Obras de Misericórdia Espirituais:
1 - Dar bom conselho;
2 - Suportar com paciência as fraquezas do próximo;
3 - Corrigir os que erram;
4 - Ensinar os ignorantes;
5 - Consolar os aflitos;
6 - Perdoar os que nos oferendaram;
7 - Rezar pelos vivos e pelos mortos;


"Amai vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem daí esperar nada. E grande será vosso recompensa e sereis filhos do Altíssimo, porque Ele é bom para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso."
Sermão da Montanha, Lucas 6, 35-36