Palavras de João Paulo II.

João Paulo II fala sobre o Domingo da Misericórdia.


Domingo, 18 de abril de 2004.


Beato João Paulo II
O Papa da Misericórdia
1 - Do alto da Cruz, na Sexta-Feira Santa, Jesus deixou-nos como testamento o perdão: "Perdoa-lhe Pai, porque não sabem o que fazem" (Lc 23,34). Martirizado e escarnecido, demonstrou misericórdia pelos seus algozes. Os seus braços abertos e o seu coração transpassado tornaram-se assim o sacramento universal da ternura paterna de Deus, que ofereceu a todos os perdão e a reconciliação.
No dia da ressurreição, o Senhor, aparecendo aos discipulos, saudou-os com estas palavras: "A paz esteja convosco!", e mostrou-lhes as mãos e o lado com os sinais da paixão. Oito dias mais tarde, como lenas na página evangélica de hoje, voltou a encontrar-se com eles no cenáculo e disse-lhes de novo: "A paz esteja convosco!"(Jo 20, 19-26).

2 - A paz é o dom por excelência de Cristo crucificado e ressuscitado, fruto da vitória do seu amor sobre o pecado e sobre a morte. Ao oferecer- se a si  mesmo, vítima imaculada de expiação sobre o altar da Cruz, Ele derramou sobre a humanidade a vaga benéfica da Misericórdia Divina.
Por conseguinte, Jesus é a nossa paz, porque é a manifestação perfeita da Misericórdia Divina. Ele infunde no coração humano, que é um abismo sempre exposto a tentação do mal, o amor misericordioso de Deus.

3 - Hoje, Domingo in Albis, celebramos o Domingo da Misericórdia Divina. O Senhor envia-nos também a nós para levar a todos a sua paz, fundada no perdão e na remissão dos pecados. Trata-se de um dom extraordinário, que Ele quis unir com o Sacramento da Penitencia e da Reconciliação. Quanta necessidade tem a humanidade de conhecer a eficiência da Misericórdia de Deus nestes tempos marcados por crescente incerteza e conflitos violentos!

Maria, Mãe de Cristo e nossa paz, que no Calvário recebeu o seu testamento de amor, nos ajude a ser testemunhas e apóstolos da Sua Misericórdia Infinita.


A Igreja deve ser espelho da Misericórdia de Deus


A Igreja faz apelo a Misericórdia Divina.
A Igreja proclama a verdade da Misericórdia de Deus, revelada em Cristo crucificado e ressuscitado, e proclama-a de varias maneiras. Além disso, procura exercitar a misericórdia para com os homens através dos homens, vendo nisso uma condição indispensável para o exito da solicitude por um mundo melhor e 'mais humano' hoje e no futuro. No entanto, em nenhum momento e em nenhum período da história tão critica como a nossa pode a Igreja esquecer o apela a misericórdia de Deus.

Quanto mais a consciência humana perde o sentido próprio da 'misericórdia' e quanto mais, afastando-se de Deus, se afasta do mistério da Misericórdia, tanto mais a Igreja tem o direito e o dever de fazer apelo ao Deus da Misericórdia com grande clamor.

(Encíclica Deus Rico em Misericórdia, 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário